

TABELA DE CONTEÚDO
A França é um dos destinos mais cobiçados por brasileiros que pretendem morar no exterior. Se
você está nessa lista, já deve ter se perguntado como poderá viver na França, não é? O mais
importante e óbvio, é entender qual o seu nível de francês, idioma falado naquele país.
Em primeiro lugar, o bom e velho planejamento faz toda a diferença, já que será necessário
providenciar a documentação exigida, iniciando pelo passaporte brasileiro e entender como aplicar para um visto de trabalho, por exemplo.
Em seguida, para morar na França legalmente, você irá precisar de um local para ficar nos primeiros dias, enquanto não encontra uma moradia adequada e permanente. Não se esqueça de contratar um bom seguro de viagem, específico para a Europa, e de levar dinheiro suficiente para viver e pagar as suas contas, enquanto ainda não estiver trabalhando.
Após desembarcar na França, você precisará da Carte de Séjour (cartão de residência), que funciona como uma espécie de carteira de identidade de estrangeiro naquele país.
Além disso, você deverá aplicar para a Carte Vitale, o cartão nacional de seguro de saúde francês. E, se você ainda não tem um emprego, chegue ao país com garra e disposição para pesquisar sites de empregos e verificar que profissionais estão em falta lá. Essa pode ser uma porta de entrada mais rápida.
A França é um país muito cobiçado por viajantes do mundo inteiro e não é à toa. O país tem muitas cidadezinhas charmosas e aconchegantes, com ótima infraestrutura e muita segurança. Além das cidades maiores, que oferecem mais agitação e opções variadas para todos os gostos.
Mas afinal, quais delas apresentam melhor qualidade de vida? Isso depende muito do estilo de vida de cada um. Veja:
Toda família que se propõe a morar fora do país de origem, precisa estar disposta a fazer escolhas e algumas renúncias, você concorda? Por isso, muitos fatores precisam ser levados em conta, como a segurança e a boa educação dos filhos.
Ao optar pela França, você pode estar pensando em qual cidade morar, de maneira a atender o máximo de requisitos para toda a família. A lindíssima cidade de Bordeaux pode ser o lugar ideal. Está localizada no sudoeste do país e conta com grandes áreas verdes, ruas charmosas para passeios a pé e muita qualidade de vida.
Além disso, tem uma bela arquitetura e cafés espalhados pelas ruelas acolhedoras da cidade, que fica cerca de 2h15min da capital, Paris. Claro que existem excelentes cidades, mas sim, Bordeaux se qualifica como uma excelente escolha.
A cidade também pode favorecer seu estilo de vida com custos mais atraentes do que nas cidades maiores. Ligue agora e fale com um dos consultores da Tríade Turismo. Queremos ajudar você a planejar sua viagem, com qualidade e preços justos!
A França é um dos países que mais atrai imigrantes por causa de sua sólida economia, excelente educação e cultura rica. Se você está planejando morar na França, é importante conhecer alguns dos vistos disponíveis.
O primeiro tipo é o visto de trabalho, que é concedido a pessoas que vão trabalhar na França. Este visto é válido por até um ano e pode ser renovado.
O segundo tipo é o visto de estudante, concedido a estudantes que pretendem estudar em uma instituição de ensino superior na França. Este também pode ser renovado.
O terceiro tipo de visto é o visto de família. Ele é concedido a membros da família de um cidadão francês ou de um residente legal da França. Este visto é válido por até três anos, mas se precisar de mais tempo, o aplicante pode solicitar uma extensão.
O quarto tipo de visto é o visto de turista, que é concedido a pessoas que vão visitar a França por até 90 dias. Lembre-se: Este visto não pode ser renovado e não permite que você trabalhe ou estude na França.
Se você está planejando morar na França, não deixe de se informar sobre os vistos disponíveis e comece a planejar sua mudança agora mesmo.
O sistema de saúde da França é baseado em um modelo universal de seguridade social, o que significa que todos os cidadãos e residentes legais têm direito a cobertura médica.
O sistema é financiado por meio de impostos e contribuições dos trabalhadores e beneficiários do seguro.
O governo francês é responsável por estabelecer os padrões de cuidado e garantir a qualidade do atendimento médico.
A maioria dos médicos é remunerada pelo Estado e os pacientes têm acesso a uma ampla gama de especialistas. A França tem uma das mais altas taxas de satisfação com o sistema de saúde entre os países da União Europeia.
Sim! Se você é um estudante internacional e está planejando estudar na França, saiba que você pode trabalhar legalmente no país enquanto estuda.
Com um visto de estudante válido, você tem permissão para trabalhar até 964 horas por ano, o que equivale a cerca de 20 horas por semana durante o ano letivo e em tempo integral durante as férias.
Trabalhar enquanto estuda pode ajudá-lo a financiar seus estudos, ganhar experiência profissional e melhorar seu domínio da língua francesa. No entanto, lembre-se de que o foco principal deve ser em seus estudos!
Para maiores informações, entre em contato com o Consulado da França mais próximo de você ou, se já estiver no país, procure a Instituição de ensino onde está matriculado.
Morar na França pode ser uma experiência incrível, mas também pode ser desafiador para qualquer imigrante.
Aqui estão algumas dicas e conselhos para tornar essa transição suave: aprenda francês, mesmo que seja apenas o básico. Isso irá ajudar você a se comunicar com as populações locais.
Tente se adaptar aos costumes e tradições da França, como horários de refeição e cumprimentos formais e lembre-se que também podem existir algumas diferenças regionais.
Seja paciente e esteja sempre aberto(a) a novas experiências. Isso vai ajudar muito na sua integração social e profissional.
Procure ler sobre as diferenças culturais e de comportamento entre o Brasil e a França. Isso também vale, não importa qual seja o seu país de origem.
Com essas dicas em mente, você estará pronto para aproveitar ao máximo sua experiência na França, e sua vida ficará mais fácil, mesmo sendo um imigrante.